Moxie: Um filme necessário para a nova geração

Dando uma olhada no catálogo da Netflix, me deparei com um filme que havia acabado de estrear e aparentemente abordava um assunto que me interessa bastante: feminismo. Logo adicionei o filme à minha lista e assisti assim que possível. E agora, posso afirmar que Moxie é um filme necessário para a nova geração.

Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta conta a história de Vivian, uma tímida garota de 16 anos, que está no ensino médio e cansada da opressão machista que vivem no colégio – e também inspirada pelo passado rebelde de sua mãe – decide publicar um zine (revista independente) anonimamente, que começa a quebrar regras e revolucionar o meio estudantil.

Moxie foi uma grata surpresa. O filme aborda assuntos como feminismo, assédio, abuso sexual e opressões de gênero. Ainda que eu tenha sentido que o filme tenha trabalhado os assuntos de forma mais superficial, creio que seja uma ótima porta de entrada para despertar a curiosidade dos adolescentes acerca desses temas.

No geral, o filme manda muito bem no quesito representatividade e tenta explorar o assunto em muitos momentos durante o longa. Porém, algumas coisas me incomodaram bastante, principalmente no desfecho do filme, onde uma revelação é feita e o assunto abordado era sério demais para ter sido tratado de forma tão superficial. Fiquei sentindo falta de um tom mais pesado, mais seriedade, pois abordado de forma tão leve, acaba tirando um pouco da gravidade do assunto em questão. Ainda assim, o desfecho não abonou o bom trabalho do filme em introduzir temáticas importantes de forma didática.

Não é um filme extremamente marcante, mas é interessante de assistir, pois foge das pautas clichês dos filmes adolescentes e incentiva a galera mais nova a buscar informações sobre pautas feministas urgentes no universo teen.

Aos que ficaram curiosos, o filme já está no Catálogo da Netflix e o livro você encontra aqui 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: